quarta-feira, 7 de setembro de 2016

A INFLUÊNCIA DA COLONIZAÇÃO PORTUGUESA NA ECONOMIA BRASILEIRA

O Brasil teve um processo de colonização promovido pelos portugueses, que acabou por envolver os povos indígenas e africanos.
É importante ressaltar que o Brasil teve uma colonização diferenciada da que ocorreu com o Canadá, Estados Unidos e Austrália, que tiveram uma colonização conhecida como de povoamento, já no nosso país, ocorreu a colonização de exploração.
Mas isso não significa que na colonização de exploração não houve povoamento, e que na colonização de povoamento, não havia pretensão.
Nesse sentido, pode-se dizer que a colonização brasileira incluiu o povoamento, isso porque, segundo importantes historiadores, Portugal jamais seria capaz de controlar um território com dimensões continentais como o Brasil sem criar uma população para zelar por ele.
No entanto, o que determinou, primeiramente, a diferença entre a colonização brasileira e outras diversas foi o grande interesse de Portugal por manter o controle sobre o território brasileiro e, em seguida, a forma como fazia isso. Portugal, ao contrário dos países do norte da Europa, que se industrializaram e se modernizaram, permaneceu como um país agrário por muito tempo, tendo como fonte de riqueza o processo de colonização.
Nesse contexto, a colonização do Brasil não só foi montada para exportar riquezas para a Europa como, para garantir o controle de Portugal sobre o território, foi caracterizada por uma elite fortemente ligada às grandes propriedades de terra, ao trabalho escravo e a uma economia voltada à exportação de bens primários.
Em suma, mesmo com o fim da colonização a economia brasileira mantém, na antiga Divisão Internacional do Trabalho (DIT), uma posição periférica na economia global.


Fonte: Poliedro- adaptado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

BRASIL: CRISE HÍDRICA E ENERGÉTICA

A 6ª edição da Greenbuilding Brasil – Conferência Internacional e Expo – trará especialistas nacionais e internacionais para falarem de tem...