terça-feira, 20 de setembro de 2016

MOVIMENTOS AMBIENTALISTAS: AS ONGs (ORGANIZAÇÕES NÃO GOVERNAMENTAIS)


img_0955.jpg - Catbird

No decorrer das décadas de 1950, 1960 e 1970, o mundo viveu um período de grande desenvolvimento econômico, tanto nos países desenvolvidos quanto nos países emergentes (países de industrialização tardia), como no caso do Brasil. A industrialização e a urbanização se intensificaram, e ocorreu também um grande crescimento populacional. Esses fatos foram acompanhados de intervenções humanas, na maioria das vezes muito negativas para o meio ambiente. A exploração dos recursos naturais aumentou consideravelmente para atender às novas “necessidades” humanas criadas pela chamada sociedade de consumo.
Muitas pessoas críticas a esse modelo de desenvolvimento, por causa dos estragos que ele está causando ao meio ambiente, começaram a se organizar para combate- los e detê-los. A organização de grupos de pessoas para tal fim deu origem ao que se conhece por movimento ambientalista.
Desse movimento, por sua vez, nasceram as ONGs (Organizações Não Governamentais), isto é, organizações formadas por pessoas da sociedade civil, sem a participação dos governos dos países onde elas atuam. Os objetivos são amplos, e cada uma se especializou em determinada área de atuação. Por exemplo: combate à destruição do meio ambiente, defesas dos direitos das mulheres, das minorias raciais, da criança e dos adolescentes, dos velhos, dos deficientes etc. Isso demonstra a deficiência dos governos em cuidar desses assuntos de forma eficaz, mesmo nos países de grande desenvolvimento econômico.
Foi por causa dessas Organizações que começou a surgir em âmbito mundial uma maior consciência social e ecológica. As questões ambientais passaram, então, a serem discutidas em reuniões internacionais.Em 1972, a ONU (Organização das Nações Unidas) realizou a prim,eira conferência da Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, na cidade de Estocolmo, capital da Suécia, ocasião em que alertou governos, empresas e toda a sociedade sobre os graves riscos que corre a Terra por causa da destruição ambiental e da desmedida exploração dos recursos naturais.
Nessa Conferência nasceu a ideia do desenvolvimento ecologicamente sustentável, ou seja, de que os recursos naturais sejam explorados de forma racional (Utilizar-se dos recursos naturais, mas sem levá-los à exaustão).
Mas acredita-se que é praticamente impossível colocar em prática o desenvolvimento ecologicamente sustentável enquanto existir o modelo de vida baseado na sociedade de consumo, pois esse tipo de sociedade vê a natureza e seus recursos naturais apenas como fonte de lucro.
Em 1992, foi realizada a Segunda Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento, na cidade do Rio de Janeiro (ECO-92). Reuniu 114 chefes de Estado, 170 delegações oficias e mais de 3.200 ONGs de todo o mundo.
A Terceira Conferência foi realizada em 2002, na cidade de Joanesburgo, na África do Sul, com o nome de Cúpula Mundial sobre Desenvolvimento Sustentável, e ficou conhecida como Rio + 10.
Nas últimas décadas Leis severas foram criadas para proteger o meio ambiente, existe maior consciência social ecológica e procuram-se novos caminhos para o desenvolvimento econômico e social. No entanto, há muito o que se fazer.
Fonte: MODERNA (adaptado)
SAIBA MAIS:
CONVENÇÃO DA BIODIVERSIDADE 
A BIODIVERSIDADE NO TERRITÓRIO BRASILEIRO 
FLORESTA AMAZÔNICA PROBLEMAS AMBIENTAIS 
DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

BRASIL: CRISE HÍDRICA E ENERGÉTICA

A 6ª edição da Greenbuilding Brasil – Conferência Internacional e Expo – trará especialistas nacionais e internacionais para falarem de tem...