terça-feira, 20 de setembro de 2016

A BIODIVERSIDADE NO TERRITÓRIO BRASILEIRO




Calcula-se que no Brasil existam mais de 50 mil espécies vegetais (22% do total do planeta), 524 espécies de mamíferos, 3 mil peixes, 1.622 de pássaros, 517 de anfíbios, 466 répteis, 10 a 15 milhões de insetos, além de milhões de espécies de microrganismos.
A Mata Atlântica é a floresta que apresenta a maior diversidade de vegetais da Terra. Estima-se que sejam mais de 25 mil espécies, muitas exclusivas do ecossistema. Para efeito de comparação, enquanto numa floresta de clima temperado na Europa existem em média dez espécies vegetais por hectare, na Mata Atlântica existem em média, 150.
A Floresta Amazônica possui cerca de 20% de todas as espécies vivas do planeta; desse total, aproximadamente 20 mil são de vegetais, 1.400 são peixes, 300 são mamíferos e 1.300 são pássaros, além de milhares de insetos, invertebrados e microrganismos. Muitas espécies vegetais e animais da Floresta Amazônica são endêmicas.
A biodiversidade do Cerrado, da Caatinga, do Pantanal, dos manguezais e dos campos é também muito grande. Como nem todas as espécies foram estudadas, ainda na se sabe quais substâncias podem ser extraídas delas para serem usadas como matéria-prima de medicamentos e outras substâncias ricas em vitaminas e proteínas para diversos usos. Pode ser que aí esteja a solução para a cura de várias doenças que afligem a humanidade.
A biodiversidade brasileira tem chamado a atenção de vários outros países, principalmente europeus e norte-americanos, que há tempos já devastaram os seus recursos biológicos e agora lançam seus olhos para o Brasil.
O uso das plantas para a elaboração de medicamentos é uma prática antiga. Com o desenvolvimento da biotecnologia, nos últimos anos esse fato se acentuou. Os denominados produtos fitoterápicos ganharam grande importância e suas vendas aumentaram de forma crescente. Até 1991, o faturamento mundial desse tipo de produto era de aproximadamente de 30 milhões de dólares. Nesse sentido, fica fácil de entender a corrida dos laboratórios, principalmente estrangeiros, na pesquisa de plantas, como também de animais e microrganismos. Os novos medicamentos representam “a galinha dos ovos de ouro” para as indústrias farmacêuticas.
Endêmica: refere-se à espécie vegetal ou animal que existe apenas em certa região da Terra.

FLORESTA AMAZÔNICA PROBLEMAS AMBIENTAIS
DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
AS UNIDADES DE CONSERVAÇÃO DA NATUREZA DO BRASIL

Fonte: Editora Moderna (Adaptado)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

BRASIL: CRISE HÍDRICA E ENERGÉTICA

A 6ª edição da Greenbuilding Brasil – Conferência Internacional e Expo – trará especialistas nacionais e internacionais para falarem de tem...