segunda-feira, 28 de dezembro de 2015

CONCEITOS BÁSICOS DE GEOGRAFIA- 2ª PARTE.


1-      REVOLUÇÃO INDUSTRIAL (1ª E 2ª ):
a)  1ª REVOLUÇÃO INDUSTRIAL: Ocorreu de forma lenta (centenas de anos) e mais estruturada no oeste europeu e nos países do Norte.
b)  2ª REVOLUÇÃO INDUSTRIAL: ocorreu nos países subdesenvolvidos (do Sul) de forma mais rápida (décadas) e menos estruturada do que nos países do Norte.
2-   URBANIZAÇÃO (1ª E 2ª ONDA): A urbanização está diretamente ligada à industrialização e ao êxodo rural em que as pessoas saem do campo para trabalhar nas fábricas.
a)  1ª ONDA DE URBANIZAÇÃO: assim como a 1ª Revolução Industrial, ocorreu nos países do Norte (desenvolvidos), de forma mais lenta e estruturada.
b)  2ª ONDA DE URBANIZAÇÃO: assim como a 2ª Revolução Industrial, ocorreu nos países do Sul (subdesenvolvidos), de forma mais rápida e desestruturada provocando inúmeros problemas ambientais, como por exemplo a macrocefalia urbana.

3-      SETORES ECONÔMICOS:
a) Primário: matéria-prima- origem do produto, agricultura, pecuária, extrativismo vegetal e mineral, pesca e caça.
b) Secundário: transformação da matéria-prima em produto industrializado. Exemplo o leite pasteurizado e encaixado.
c) Terciário: Comércio e profissionais liberais. Ou seja, tudo o que não se encaixa nos setores primários e secundários da economia. Podemos citar, também: professores, médicos, etc.
4-  PAÍSES EMERGENTES: países que apresentam grande desenvolvimento econômico, mas IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) baixo ou não compatível com o PIB (Produto Interno Bruto). Por exemplo o Brasil que faz parte do BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul)- são os países que tiveram uma industrialização recente em relação aos países desenvolvidos.
5-  PAÍSES DESENVOLVIDOS E SUBDESENVOLVIDOS:
a)  Países desenvolvidos: países ricos com o IDH e o PIB alto, são países industrializados.
b) Países subdesenvolvidos: países pobres com o IDH e o PIB baixo, são países não industrializados.
6-  ÊXODO RURAL: Saída de pessoas do campo para a cidade.
7- MACROCEFALIA URBANA: é o processo de crescimento urbano sem estrutura e condições dignas de vida decorrente do aumento no número de habitantes de uma cidade, causado pela migração.
8- GLOBALIZAÇÃO: Palavra chave INTERDEPENDÊNCIA entre os países em âmbito global a partir do fluxo de pessoas capitais, bens e serviços causados pela expansão do capitalismo desde o advento das Grandes Navegações. Exemplo concreto da globalização: Blocos Econômicos.
9- CAPITALISMO: é um sistema econômico em que os meios de produção e distribuição são de propriedade privada e com fins lucrativos. Decisões sobre oferta, demanda, preço, distribuição e investimentos não são feitos pelo governo e os lucros são distribuídos para os proprietários que investem em empresas e os salários são pagos aos trabalhadores pelas empresas. Ou seja, exploração de mão-de-obra. O capitalismo é dominante no mundo ocidental desde o final do feudalismo. Como por exemplo no Brasil.
10- BLOCOS ECONÔMICOS: é uma união de países com interesses mútuos de crescimento econômico e, em alguns casos, se estende também a integração social desses países. Tem como uma das ideias principais a visão de que haja uma integração maior entre países e a facilitação no comércio entre eles pode beneficiar a ambos ter um crescimento maior e em conjunto. Tudo isso para que seu PIB (Produto Interno Bruto) se torne competitivo com outros países e/ou blocos econômicos.
11-  PIB: Produto Interno Bruto: serve para medir as riquezas que um país produz num determinado período a partir dos setores da economia: primário, secundário e terciário.
12-  MIGRAÇÕES: movimentos de pessoas de um lugar para o outro, sem especificar.
13-  EMIGRAÇÃO: saída de pessoas do nosso país para outro.
14-  IMIGRAÇÃO: entrada de pessoas de outro país para o nosso.
15-  XENOFOBIA: aversão a estrangeiros (ódio, repulsa...), causada, principalmente, por medo da concorrência no mercado de trabalho.
16- PAÍSES DO NORTE: Países ricos e desenvolvidos, sem levar em consideração a linha do Equador.
17- PAÍSES DO SUL: Países pobres ou subdesenvolvidos, sem levar em consideração a linha do Equador.
18- DEMOGRAFIA: Se refere ao estudo da população mundial e/ou local.

FONTES: Grupo Escolar, INFOESCOLA, BRASIL ESCOLA, Wikipédia, Nova Escola, Mundo Educação, Colégio Web, Geografia Conexões, lucinhahb. (ADAPTADO E EXPLICADO).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

BRASIL: CRISE HÍDRICA E ENERGÉTICA

A 6ª edição da Greenbuilding Brasil – Conferência Internacional e Expo – trará especialistas nacionais e internacionais para falarem de tem...