quinta-feira, 31 de dezembro de 2015

AMÉRICA CENTRAL

Tegucigalpa, 16/10/2009

A crise política em Honduras, que levou à detenção e ao exílio do presidente Manuel Zelaya pelo exército do país, no dia 28 de junho de 2009, teve origem num enfrentamento do mandatário com os outros poderes estabelecidos do país: o Congresso, o Exército e o Judiciário.
O presidente Zelaya queria que as eleições gerais de 29 de novembro- quando seriam eleitos o presidente, congressistas e lideranças municipais- tivessem mais uma consulta sobre a possibilidade de se mudar a constituição do país. Assim os eleitores decidiriam se desejavam que se convocasse uma Assembléia Constituinte para reformar a Carta Magna. Os críticos de Zelaya afirmam que sua intenção era mudar o marco jurídico do país para poder se reeleger, o que é vetado pela atual constituição.

Mapa  República das Honduras

República de Honduras
Nome oficial: República de Honduras
Independência: 15 de setembro de 1821
Moeda: Lempira (1HNL)= R$ 0,10)
PIB: US$ 12,3 bilhões
Capital: Tegucigalpa
Idioma: espanhol
Religião predominante: católica (97% da população)
População absoluta: 7,8 milhões de pessoas
Disponível em: Portal Brasil, 2010.

Responda:

a) A ação de governos autoritários ligados aos interesses da pequena classe dominante tem provocado crises e revoltas populares em várias regiões do mundo. O texto anterior trata de qual região mundial? Escreva de modo a localizá-la no mapa.

b) Além de Honduras, a instabilidade política também atinge o Haiti, que, entre outros aspectos, apresenta elevados índices de corrupção. Cada um desses países localiza-se em uma parte distinta dessa região da América. Associe cada país à sua região marcando com um X.
- Honduras: Região insular (   )     Região ístmica (    )
- Haiti: Região insular (   )    Região ístmica (    )

c)  Assinale com um X as afirmativas que correspondem corretamente às características dessa região do continente.

(   ) De modo geral, a característica mais marcante dos países dessa região da América  é a pobreza, resultado, entre outros fatores, do colonialismo, que se estendeu até o início do século XX.
(  ) As atividades do setor primário da economia, principalmente a agricultura, destacam-se nessa região da América.
(    ) O setor industrial não apresenta grande desenvolvimento, porém, em virtude da não cobrança de imposto de renda em alguns países, várias empresas norte-americanas optaram por abrir escritórios em ilhas da região, para diminuir o custo dos impostos.
(   ) A atividade turística não é desenvolvida na região, pois não há atrativos naturais, econômicos ou culturais que possam garantir o sucesso da mesma.
(   ) A população Economicamente Ativa (PEA) se concentra nas atividades do setor industrial, responsável por cerca de 80% das riquezas geradas pelos países.
____________________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

BRASIL: CRISE HÍDRICA E ENERGÉTICA

A 6ª edição da Greenbuilding Brasil – Conferência Internacional e Expo – trará especialistas nacionais e internacionais para falarem de tem...