sábado, 3 de outubro de 2015

TRANSIÇÃO DEMOGRÁFICA / ENEM- 2015


Entende-se por transição demográfica a oscilação das taxas de crescimento e variações populacionais, consequência da evolução tecnológica ao longo do tempo (causada pela revolução industrial) que propiciou o acesso à saúde, a educação e as descobertas científicas. Isto é, com o avanço tecnológico e científico, urbanização e trabalho (com inclusão da mulher) a sociedade passou a fazer planejamento familiar e aprendeu a cuidar da saúde, diminuindo assim, a taxa de natalidade e mortalidade.

Esse conceito foi elaborado no ano de 1929 por Warren Thompson (1887-1973) para contestar matematicamente a Teoria Demográfica Malthusiana, por definir que não há um crescimento acelerado da população, mas sim oscilações periódicas, que alternam crescimentos e desacelerações demográficos, podendo envolver, inclusive, estágios de estabilidade.

Para melhor compreender o conceito de transição demográfica, é necessário ter noção de alguns conceitos demográficos, tais como a taxa de natalidade e a taxa de mortalidade.

Dividiu-se as oscilações entre mortalidade e natalidade, considerando o desenvolvimento das sociedades industriais, em quatro fases principais. Para melhor compreendê-los, observe o gráfico abaixo:





Fonte: Mundo Educação

1ª FASE (antes da revolução industrial): não havia saneamento básico, higiene e saúde precária. Os padrões morais da época permitiam o casamento precoce. Consequências: altas taxas de mortalidade e natalidade= crescimento vegetativo baixo.
2ª FASE (depois da revolução industrial): Conhecida como fase da explosão demográfica. A taxa de natalidade se mantém alta, mas a taxa de mortalidade tem uma queda, consequência das descobertas de medicamentos, como por exemplo, a penicilina. Explicando: é a chamada fase do BABY-BOOM, mas é causada pela queda da taxa de mortalidade, e não pela alta da taxa de natalidade= crescimento vegetativo alto.
3ª FASE: fase atual dos países emergentes, como por exemplo, o Brasil. É a fase adulta, ou seja, ainda não cessou a transição demográfica, mas caminha para a fase de envelhecimento da população, quando aumenta a expectativa de vida em consequência do avanço da medicina. Nessa fase diminui a taxa de natalidade e mortalidade devido a inserção da mulher no mercado de trabalho, e aumento da escolaridade. Industrialização, urbanização e avanço tecnológico propiciam melhor qualidade de vida e planejamento familiar.
4ª FASE: é a fase idosa, característica dos países desenvolvidos. Cessa a transição demográfica, a expectativa de vida é alta. A taxa de natalidade e mortalidade é baixa, devido ao alto desenvolvimento humano. Surgem as consequências: gastos com a previdência e diminuição da população economicamente ativa. A partir daí são criadas as políticas para solucionar esses problemas, como imigração dessa mão de obra, dos países subdesenvolvidos; incentivo de natalidade (países europeus e Japão, entre outros). A imigração pode causar a xenofobia, como por exemplo, na Europa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

BRASIL: CRISE HÍDRICA E ENERGÉTICA

A 6ª edição da Greenbuilding Brasil – Conferência Internacional e Expo – trará especialistas nacionais e internacionais para falarem de tem...