quarta-feira, 15 de julho de 2015

BIOMAS DO BRASIL- RESUMO (ENEM)

BIOMAS DO BRASIL:
Queridos alunos, para compreender qualquer conteúdo, faz-se necessário entender o conceito das palavras- chave, assim como, a parte cabível às diferentes disciplinas afins. Explicando: Na biologia (ciências naturais) o foco se restringe às características das espécies animais e vegetais. Já na Geografia (área das humanas), é abordado a ação antrópica).
Bioma ou domínios morfoclimáticos ( por AZIZ AB’ SABER) integração entre flora, fauna e clima. É a soma de toda a geografia física em apenas um mapa.
DOMÍNIOS MORFOCLIMÁTICOS (em ordem decrescente)
  1. AMAZÔNICO: é de suma importância SABER que a floresta Amazônica é também chamada de FLORESTA TROPICAL, PLUVIAL, AUSTRAL, LATIFOLIADA, HETEROGÊNEA e ESTRATIFICADA. Definindo os termos:
  1. Floresta tropical: por estar localizada entre os trópicos, em uma zona climática quente.
  2. Pluvial: por ter chuvas abundantes de dezembro à março.
  3. Austral: por localizar-se no hemisfério sul.
  4. Latifoliada: árvores com folhas largas com maior potencial de evapotranspiração.
  5. Heterogênea: por possuir uma grande biodiversidade.
  6. Estratificada: dividida em níveis (por isso escreve-se com S). São três níveis ou camadas:
- Igapó: próxima ao leito dos rios, por isso está constantemente alagada (plantas higrófilas);
- Mata de várzea: é ocasionalmente alagada, ou seja, quando aumenta o nível dos rios;
- Terra firme: encontra-se na maior parte da Amazônia (cerca de 85%). É o local onde há grande quantidade de extração de madeira e expansão da fronteira agrícola.
A região Amazônica é a última a ser ocupada, por isso, ainda é, a mais preservada do planeta, de 18 a 25% de desmatamento. Nesse sentido, é necessário levar em consideração o processo histórico. No entanto, vale lembrar que, atualmente, esse desmatamento ocorre em ritmo acelerado. É uma grande floresta com uma ocupação incipiente, de fora para dentro, ou seja, do Centro-Oeste e Nordeste para o Norte. Onde ocorre a expansão da fronteira agrícola (produção agrícola mecanizada).
2- CERRADO (BRASIL) OU SAVANA (ÁFRICA): é um bioma com dois estratos: um nível arbóreo (com pequenas árvores retorcidas), cascas grossas e raízes longas; e o outro nível, com arbustos. É a chamada floresta CADUCIFÓLIA OU TROPÓFITA. Adapta-se à condição do clima tropical continental, isto é, com grande umidade no verão e baixíssima umidade no inverno. A temperatura é sempre elevada com oscilação de umidade.
É uma região em que a ação humana é bastante evidente com agropecuária mecanizada. A produção de soja e o rebanho bovino são destaques nacional, como produtos de exportação, é o chamado agronegócio. É o bioma apontado como um dos hotspot mais ameaçados do planeta devido ao desmatamento de 70% nessa área.
HOTSPOTS: pontos quentes, nesse caso, mais desmatados e degradados do planeta. Considera-se hotspot os locais que preenchem dois requisitos básicos:
1- Grande biodiversidade
2- Mais de 70% de alteração do ecossistema.
3- MATA ATLÂNTICA:
Mata tropical latifoliada (adaptada à umidade oriunda do litoral (Massa Tropical Atlântica). Esse bioma estende-se na faixa litorânea do Rio Grande do Sul ao Rio Grande do Norte. Foi a primeira região a ser explorada, começando pelo Pau-Brasil, cana-de-açúcar, o fumo, o café. Possui atualmente apenas 7% de sua vegetação original, ¾ da população brasileira está concentrada nessa região.
A Mata Atlântica por preencher os requisitos básicos, também é considerada um dos hotspot do planeta, ou seja, possui uma grande biodiversidade e vai muito além de 70% de desmatamento.
4- CAATINGA: clima semiárido, plantas xerófitas, tropófitas (perdem as folhas).
Tem como fator humano a transumância: migrações temporárias, do Sertão para a Zona da Mata (em períodos de estiagem), voltando para o Sertão nos períodos de chuvas. Como por exemplo os boias-frias.
5- MATA DOS PINHAIS: ARAUCÁRIAS OU PINHEIRO DO PARANÁ:
É caracterizado por uma vegetação homogênea e clima subtropical. Já possui 98% de desmatamento, não está entre os hotspots porque sua biodiversidade é pequena.
6- CAMPOS OU PRADARIAS:
É um bioma típico do Rio Grande do Sul, embora apareça em outras regiões brasileiras. Na verdade, é no Rio Grande do Sul que apresenta-se mais adaptado ao clima, e portanto, mais verde.
7- ÁREAS DE TRANSIÇÃO:
São vegetações mais complexas, como por exemplo, a Mata dos Cocais (no Meio Norte do Nordeste- Maranhão) e o Pantanal que englobam características físicas de mais de um bioma.
a- Mata dos Cocais: transita entre Amazônia, cerrado e caatinga.

b- Pantanal: clima tropical, cerrado, campos alagados (planície do Paraguai). No Paraguai chama-se Depressão do Chaco.
 / ©: WWF-Brasil

Um comentário:

  1. Adorei o texto... Foi muito útil.
    Parabéns pelo blog.
    Como sugestão: coloque questões no final, com gabarito. Só falta isso para tornar-se perfeito.
    .

    ResponderExcluir

Postagem em destaque

BRASIL: CRISE HÍDRICA E ENERGÉTICA

A 6ª edição da Greenbuilding Brasil – Conferência Internacional e Expo – trará especialistas nacionais e internacionais para falarem de tem...