quinta-feira, 6 de novembro de 2014

POR QUE CHOVE POUCO NO SERTÃO NORDESTINO?

Por que chove pouco no Sertão?

O sertão é a sub-região nordestina com o menor índice pluviométrico do país. Isso porque o relevo da porção leste da região exerce influência no clima do Sertão. Entre as formas de relevo ali existentes, estão as chapadas da Borborema e Diamantina, que funcionam como bloqueio aos ventos de leste, quentes e úmidos. Essas chapadas impedem que as massas de ar quentes e úmidas avancem do oceano Atlântico para o interior nordestino. Ao se aproximar delas, as massas de ar elevam-se sobre o relevo e resfriam-se. Esse resfriamento faz com que a umidade presente nas massas de ar se condense, provocando fortes precipitações na porção voltada para o Agreste e a Zona da Mata. Dessa forma, elas chegam ao Sertão com pouca umidade, dificultando a ocorrência de chuvas.

Entre os meses de outubro e março podem ocorrer, na porção sul do Sertão, chuvas ocasionais  provocadas pela ação das frentes frias polares que atingem o Sudeste. A ocorrência de chuvas nas demais áreas do Sertão está associada, basicamente, aos ventos alísios que sopram do hemisfério Norte. Quando são mais intensos, esses ventos provocam chuvas no Sertão, principalmente entre os meses de março e maio.

O Sertão compreende as áreas dominadas pelo clima tropical semiárido, que apresenta temperaturas elevadas (entre 24 ºC e 28 ºC) e duas estações bem definidas: uma seca e outra chuvosa. As chuvas concentram-se em apenas três ou quatro meses no ano, e a pluviosidade no sertão atinge a média de 750 mm anuais em algumas áreas.

Chapada Diamantina




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

BRASIL: CRISE HÍDRICA E ENERGÉTICA

A 6ª edição da Greenbuilding Brasil – Conferência Internacional e Expo – trará especialistas nacionais e internacionais para falarem de tem...