terça-feira, 7 de outubro de 2014

A Transposição do rio São Francisco/ DICAS ENEM 2014



http://piniweb.pini.com.br/construcao/infra-estrutura/imagens/i349134.jpg 
A transposição do rio São Francisco é um grande projeto de engenharia, que, de acordo com alguns especialistas, será capaz de aumentar exponencialmente a área irrigada no interior do Sertão do Nordeste brasileiro.
Desde a época do Império, o Brasil busca uma solução para minimizar os efeitos da seca no semiárido nordestino. Em 1847, D. Pedro II se dispôs até a vender as joias da Coroa para levar as águas do rio São Francisco à região. A sua intenção não se consumou e as joias foram preservadas. No século XX, a transposição das águas do rio foi cogitada outras três vezes, nos anos 1980, 1990 e 2000. A falta de recursos e de consenso, no entanto, inviabilizou todos os projetos. A primeira proposta deste século, e não menos polêmica, é o projeto de integração do rio São Francisco com as bacias hidrográficas do Nordeste Setentrional, do Ministério de Integração Nacional.
O objetivo do projeto é assegurar a oferta de água de múltiplos usos para 12 milhões de pessoas. Prevê a construção de dois canais revestidos de concreto, com 720 km de extensão, 25 metros de largura e 5 metros de profundidade, por meio dos quais serão captados, de forma contínua, 26 metros cúbicos por segundo das águas do rio São Francisco e transportados até a região da seca. Quando a barragem do Sobradinho estiver cheia, o volume de captação poderá chegar a 114 metros cúbicos. A vazão média será de 63,5 metros cúbicos por segundo e a capacidade total de transporte da obra será de 127 metros cúbicos por segundo.
Ao longo de todo o percurso serão construídas nove estações de bombeamento para superar os desníveis de até 160 metros de altitude, além de 27 aquedutos, 8 túneis e 35 reservatórios de pequeno porte. [...].



Por: Lucinhahb

Um comentário:

  1. Esta faltando é divulgar no Blog que essa obra bendita foi e feita pelo maior Presidente do Brasil Luiz Inacio Lula da Silva e Dilma Rousseff nossa Presidenta deposta pelos golpistas que não pode participar da entrega e conclusão de tão grande obra, obrigada Lula e Dilma por esse belo projeto tirado dos papeis para fazerem a historia viva desse País!

    ResponderExcluir

Postagem em destaque

BRASIL: CRISE HÍDRICA E ENERGÉTICA

A 6ª edição da Greenbuilding Brasil – Conferência Internacional e Expo – trará especialistas nacionais e internacionais para falarem de tem...