terça-feira, 8 de abril de 2014

RELEVO

Querido aluno, o relevo é resultado da dinâmica da Terra, ou seja da ação de fatores endógenos (internos) ou exógenos (externos), podendo ser classificado de acordo com a variação de nível. Entre os fatores responsáveis por dar forma (modelar) ao relevo estão os vulcões, terremotos (fatores endógenos), clima, chuvas, geleiras, ventos, a ação do homem, entre outros (fatores exógenos).
Conhecer as diferentes formas de relevo é de suma importância para a realização das atividades humanas, sendo determinante na construção de fábricas, rodovias, residências, etc.
Podemos destacar quatro tipos de relevo: planície, depressão, planalto e montanha.


Planícies
Planícies – são terrenos relativamente planos, formados principalmente a partir de rochas sedimentares.
Há também a planície litorânea, que consiste nas regiões próximas ao litoral.
 
Os processos de sedimentação superam os processos de erosão.




Planaltos
Planaltos – são relevos marcados pela variação de altitude, apresentando formas distintas, como serras, morros e chapadas. Normalmente essas áreas são extensas e possuem forma ondulada. Os processos de erosão predominam e superam os de sedimentação. Em suas bordas, aparecem escarpas ou cuestas, comumente chamadas de serras.


Depressões


Depressões – é um tipo de relevo caracterizado por apresentar altitude inferior à do relevo em sua volta. A depressão pode ser classificada como absoluta, desde que esteja abaixo do nível do mar.


Montanhas



Montanhas – são grandes elevações da superfície terrestre, sendo consequência de fenômenos como atividade vulcânica, terremotos, etc. Esse tipo de relevo apresenta terreno bastante acidentado. Conforme sua formação, podem ser jovens (formadas no Terciário), portanto mais elevadas. 



Visão geral do relevo:






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

BRASIL: CRISE HÍDRICA E ENERGÉTICA

A 6ª edição da Greenbuilding Brasil – Conferência Internacional e Expo – trará especialistas nacionais e internacionais para falarem de tem...