quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

A água-viva Turritopsis nutrícula é o único animal imortal do planeta

Queridos (as) alunos (as), todo o conhecimento que adquirimos ao longo do processo escolar, não é efetivado somente pelos professores, mas, principalmente, pelo querer saber, ou seja, pela sede de conhecimento dos alunos. Nesse sentido, gostaria de deixar um exemplo, sobre essa sede de aprender, são meus alunos colocando em prática a pesquisa, como foi o caso do meu aluno Fabiano Gonzales Nimitti, argumentando sobre um tipo específico de água- viva que seria o único animal imortal do planeta. O interessante é que ele me questionou sobre a existência de algum ser imortal, prontamente eu disse, não. Mas ele, rapidamente, respondeu:     Na verdade a água viva  Turritopsis nutrícula não pode morrer de causas naturais, ela é imortal.    Disse isso porque tinha fundamentado suas palavras nessa pesquisa, veja logo abaixo:

  Normalmente quando uma criatura tem um nome sugestivo de ‘imortal’, é sempre algo interpretado de forma não-literal. Mas não é bem assim no caso das regras biológicas dessa água-viva. Essa água viva, chamada Turritopsis nutriculasimplesmente não consegue morrer de causas naturais. Sua capacidade de regeneração é tão alta que ela só pode morrer se for completamente destroçada.
Como a maioria das águas-vivas, ela passa por dois estágios: a fase de pólipo, ou fase imatura, e a fase medusa, na qual pode se reproduzir de forma assexuada. A água-viva imortal foi descoberta por acaso pelo estudante alemão de biologia marinha Christian Sommer em 1988, enquanto ele passava suas férias de verão na Riviera Italiana. Sommer, que coletava espécies de hidrozoários para um estudo, acabou capturando a pequena criatura misteriosa, ficando espantado com o que observou no laboratório. Após examiná-la durante alguns dias, Sommer percebeu que a água-viva simplesmente se recusava a morrer, regredindo ao seu estado inicial de desenvolvimento até reiniciar o seu ciclo de vida outra vez, sucessivamente, como se sofresse um envelhecimento reverso.
Os pesquisadores já descobriram que ela inicia seu incrível rejuvenescimento quando se encontra em uma situação de estresse ou ataque, e que durante esse período o organismo passa por um processo conhecido como transdiferenciação celular, ou seja, um evento atípico no qual um tipo de célula se transforma em outro, tal como ocorre com as células-tronco humanas. É a natureza nos surpreendendo mais uma vez, nos mostrando sua grande capacidade de inovação mediante as adversidades naturais e do homem. Vejam um infográfico que explica melhor seu ciclo:  Fonte: HYPENESS

3 comentários:

Postagem em destaque

BRASIL: CRISE HÍDRICA E ENERGÉTICA

A 6ª edição da Greenbuilding Brasil – Conferência Internacional e Expo – trará especialistas nacionais e internacionais para falarem de tem...