domingo, 8 de dezembro de 2013

TEORIA POLÍTICA- parte I

Queridos (as) alunos (as), a quem diga que não gosta de política, mas não é uma questão de gostar ou não, mas simplesmente de reconhecer que somos parte de uma política maior. E quanto a isso, é de suma importância compreender que desse reconhecimento é que vamos nos tornar cidadãos conscientes ou não, de nosso papel na sociedade.

Política é a ciência da arte de governar, organizar e negociar interesses diversos de um Estado ou Nação. O termo tem origem no grego politiká, que deriva de polis que designa aquilo que é público.
Pode-se dizer que a teoria política se iniciou nas civilizações da China e Grécia antigas. Em ambos os lugares, surgiram pensadores que questionaram e analisaram o mundo ao seu redor  de uma forma que hoje chamamos de filosofia. Desde cerca de 6600 a.C., alguns deles atentaram para o modo como organizamos as sociedades. No começo, tanto na China como na Grécia, essas questões eram consideradas parte da filosofia moral ou ética. Os filósofos examinaram como a sociedade deveria ser estruturada para garantir não apenas a felicidade e a segurança das pessoas, mas para capacitá-las a uma vida digna.

O pensamento político na China

A partir de 770 a.C., aproximadamente, a China atravessou um tempo de prosperidade conhecido como período da Primavera e Outono, no qual várias dinastias governaram diversos reinos de maneira relativamente pacífica. A erudição era muito apreciada nesse período, resultando nas Cem Escolas de Pensamento. De longe, o filósofo mais influente dessa época foi Confúcio, que combinou moral e filosofia política em suas propostas para a manutenção dos valores morais chineses num Estado liderado por um governante virtuoso, aconselhado por uma classe de administradores.
A ideia foi, mais tarde, refinada por Mozi e Mêncio para evitar um governo corrupto e despótico, mas, com o aumento do conflito entre os reinos no século III a.C, o período da Primavera e Outono chegou ao fim, sendo substituído pelo período dos Reinos Combatentes e por uma luta pelo controle do Império Chinês unificado. Foi nessa atmosfera que pensadores como Han Fei Tzu e a escola legalista defenderam a disciplina como o princípio diretivo do Estado, e o líder militar Sun Tzu aplicou as táticas da guerra para as ideias de política mais autoritárias trouxeram estabilidade ao império, posteriormente assumindo a forma do confucionismo.
 Fonte: O Livro da Política- Editora Globo, 2013

Lucia Helena

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

BRASIL: CRISE HÍDRICA E ENERGÉTICA

A 6ª edição da Greenbuilding Brasil – Conferência Internacional e Expo – trará especialistas nacionais e internacionais para falarem de tem...