quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Geografia é uma ciência.

Queridos (as) alunos (as), a Geografia é uma ciência tão ampla quanto o universo. Sua ideologia utiliza conhecimentos de diversas áreas, como da química, da matemática da biologia, das artes, das linguagens, da história, da sociologia, entre outras. Nesse sentido, é preciso ter consciência da importância da pesquisa em várias linhas fundamentadas em conceitos próprios. Deve-se levar em consideração que a Geografia é uma ciência que trata da descrição da Terra e do estudo dos fenômenos, biológicos e humanos, e suas relações. 

A dinâmica geográfica acompanha o pensamento histórico desde a Antiguidade. Mas o estudo da Geografia foi institucionalizado no século XIX, principalmente na Alemanha por Alexander Von Humboldt, estudioso que estabeleceu as bases para  várias ciências, como Geografia, a geologia, a oceanografia e a climatologia. 

Modificar o meio ambiente - Geografia -


A  Geografia não é apenas espaço geográfico ou representações cartográficas, mas uma ciência voltada para o estudo  do espaço-tempo, em que o espaço evolui em um determinado tempo historicamente construído. Pois são os modelos conjunturais e estruturais que o fazem: economias, adversidades climáticas e/ou mesmo políticas.

Fontes:
1- Metodologia do Ensino de História e Geografia (Jaime Sergio Frajuca Lopes)- ADAPTADO
2- Youtube

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

BRASIL: CRISE HÍDRICA E ENERGÉTICA

A 6ª edição da Greenbuilding Brasil – Conferência Internacional e Expo – trará especialistas nacionais e internacionais para falarem de tem...