terça-feira, 7 de maio de 2013

TIPOS DE CORRENTES MARINHAS

As correntes marítimas se dividem em correntes frias e correntes quentes. As correntes frias se encontram, mais frequentemente no hemisfério Norte por suas águas serem mais frias e com poucos peixes. As correntes quentes se encontram, mais frequentemente no hemisfério sul por suas águas serem mais quentes. A imensa quantidade de água que cobre a superfície da Terra constitui a característica mais impressionante e mais evidente do nosso planeta quando visto do espaço.
As correntes marinhas são enormes porções de água que se deslocam pelo oceano quase sempre nas mesmas direções, como se fossem rios dentro do mar, movimentadas pela ação dos ventos e do movimento de rotação da Terra.
Só existem dois desertos que provocados pelas correntes mainhas frias, o do Calaari e do Atacama, formados respectivamente pela corrente marítima de Benguela e corrente marítima do Humbold. A friez dessas correntes impede a evapotranspiração em regiões próximas, o que impede a formação de chuva e umidade na região.
A corrente do Golfo é uma corrente muito qunte, mas muito úmida. Ela traz para a Europa umidade, que faz com que a amplitude térmica seja pequena, com verões não tão quentes e invernos não tão rigorosos. Pelo fato da corrente deixar o clima mais estável propiciando a agricultura, e ela traz também grandes quantidades de plâncton na área, o que aumenta o número de peixes, pescados (piscosidade). Afetando, assim, muito a economia da Europa. A CORRENTE DO GOLFO É A MAIS QUENTE DO MUNDO, que faz com que as áreas próximas a ela tenham uma amplitude térmica pequena.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

BRASIL: CRISE HÍDRICA E ENERGÉTICA

A 6ª edição da Greenbuilding Brasil – Conferência Internacional e Expo – trará especialistas nacionais e internacionais para falarem de tem...