sábado, 27 de abril de 2013


Massas de Ar

    As massas de ar são grandes porções homogêneas de ar. Elas trazem consigo as características dos locais onde elas se formaram, até com o passar dos dias, ficarem velhas e se misturarem com outras massas. Em tese, massas formadas em regiões continentais, são secas, e as que se formam ou no mar, ou em regiões litorâneas são úmidas. Existem algumas excessões, como o caso da Massa Equatorial Continental, que se forma em cima da bacia hidrográfica do rio Amazonas, e por isso será bastante úmida e quente.
    A dinâmica destas massas se dá em função da época do ano. Por exemplo: se for solstício de verão para o hemisfério sul, a zona de convergência dos alíseos estará nas proximidades do trópico de Capricórnio, e com isso os ventos serão atraídos para esta região, em função das baixas pressões formadas por causa das altas temperaturas. Assim, teremos a influência da Massa Equatorial Continental na região Sul e Sudeste do Brasil, trazendo muita úmidade e consequentemente favorecendo a formação de chuvas.
    No solstício de inverno, as zonas de convergência estarão próximas do trópico de Câncer, e com isso as massas polares avançarão com mais intensidade sobre o território brasileiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

BRASIL: CRISE HÍDRICA E ENERGÉTICA

A 6ª edição da Greenbuilding Brasil – Conferência Internacional e Expo – trará especialistas nacionais e internacionais para falarem de tem...