quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Estados Unidos eleição presidencial - como funciona.

Nos Estados Unidos a eleição presidencial consiste num Colégio eleitoral de 538 delegados eleitos e indicados por cada estado, exceto em Maine e Nebraska, onde a divisão é feita por distritos eleitorais, sempre ocorre na terça-feira posterior ao primeiro domingo de novembro. O presidente assume no dia 20 de janeiro do ano seguinte.
No Colégio Eleitoral, entre as 51 unidades federativas dos EUA, cada uma possui um número de cadeiras (delegados) que escolhem o presidente. O estado da Califórnia, por exemplo, possui 55. Cada delegado representante é livre para votar no candidato em que escolher, mas na prática votam no candidato escolhido pelo voto popular. Em 2000, George W. Bush teve 47,9 % do voto.
Em caso de empate no Colégio Eleitoral, a Câmara escolhe o presidente por voto de cédula representando um por estado, caso a Câmara não resolva, a decisão é repassada para o Senado. O número de delegados num estado corresponde ao número de senadores e deputados que o mesmo estado representa no Congresso.
Além do colégio eleitoral outra instituição americana que causa muita confusão nas eleições é um sistema de votação muito particular. O país simplesmente não tem um sistema eleitoral nacional.
Cada estado escolhe a melhor maneira de computar e contar seus votos. Em 2000, por exemplo, o resultado da votação demorou quase um mês para ser anunciado porque a Flórida tinha um tipo de cédula que levou milhares de eleitores a votarem errado. Com uma diferença mínima entre os candidatos, aqueles poucos votos, que foram recontados manualmente, tiveram o poder de decidir a eleição. Nesse mesmo ano George W. Bush foi o primeiro candidato a vencer no Colégio Eleitoral mesmo perdendo.  No dia 7 de novembro de 2000 mais de 100 milhões de cidadãos norte-americanos foram às urnas para escolher o Presidente da República. Nas horas seguintes as grandes redes de televisão divulgaram notícias equivocadas, nas quais os dois candidatos se proclamavam vencedores. Até o dia 12, os Estados Unidos continuavam sem saber quem era o futuro governante, se George W. Bush, o governador do Texas e candidato do Partido Republicano ou Albert Gore, vice-presidente dos Estados Unidos e candidato do Partido Democrata.
Fonte: InfoEscola adaptado.

Um comentário:

  1. O adversário do Obama perdeu esse ano no momento em que filmaram ele dizendo que 6% pobre da população não importava e jogaram isso no youtube. Depois foi querer remendar, já era tarde.

    ResponderExcluir

Postagem em destaque

BRASIL: CRISE HÍDRICA E ENERGÉTICA

A 6ª edição da Greenbuilding Brasil – Conferência Internacional e Expo – trará especialistas nacionais e internacionais para falarem de tem...