domingo, 28 de outubro de 2012

Transposição do Rio São Francisco

Querido (a) aluno (a), é de suma importância estar atento às diversas fontes de informação, e a partir das mesmas buscar a fonte científica ( livros e/ou revistas que tratem do assunto). Essa busca deve ser constante.
Leia, logo abaixo, notícias recentes sobre a área de transposição do rio São Francisco -Petrolina (PE). Depois, gostaria muito de saber a sua opinião, postando um comentário.
Não esqueça de clicar nos hiperlinks!

CAATINGA (NORDESTE) ANIMAIS EM PERIGO-
Qual a solução?
Seria a Transposição do Rio São Francisco?
O chão seco contrasta com as nuvens pesadas e escuras. Na Caatinga a cena é comum. Uma fraca garoa aumenta a esperança. Mas em poucas horas, o céu se abre, adiando a chuva mais uma vez... Os desenhos criados na areia pela água, há vários meses, agora se misturam ao rastro de animais de criação. Esta estranha mistura revela que caminhamos sobre o leito de um rio temporário. Esses locais só recebem água na época da chuva. E faz um ano e meio que o sertanejo espera por isso. Só as plantas e animais mais adaptados resistem...
Até as pequenas barragens feitas para aproveitar a água até o fim, não servem para mais nada. As tentativas de cultivo são sufocadas pelo sol. E a resistência dos carneiros e bodes são testadas ao limite. A equipe do Terra da Gente chega à região de Petrolina, no interior de Pernambuco. Com a seca severa, mesmo as eficientes cacimbas (poços rasos), deixam de garantir água.
Mas a paisagem seca no coração do semiárido tem um forte contraste: as áreas irrigadas. E quem tinge de verde estas plantações são as águas azuis do São Francisco. Chamado de rio da integração nacional, ele nasce na Serra da Canastra, em Minas Gerais, e segue rumo Norte, recebendo água de quase 170 rios, principalmente do Cerrado. E então cruza o interior do Nordeste até desaguar no Atlântico. Por onde ele passa o desenvolvimento é maior. Por isso o Rio São Francisco é a esperança de acabar com a sede nesta região do País. A ideia não é nova. Desde o tempo de Dom Pedro II já existiam planos de usar a água dele para abastecer o sertão.

Assista ao (s) vídeo (s): Terra da Gente EPTV
Saiba mais: EcoDebate - Folha São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

BRASIL: CRISE HÍDRICA E ENERGÉTICA

A 6ª edição da Greenbuilding Brasil – Conferência Internacional e Expo – trará especialistas nacionais e internacionais para falarem de tem...