terça-feira, 30 de outubro de 2012

Petrobras: uma transnacional brasileira

Foi fundada no dia 3 de outubro de 1953, pelo então presidente Getúlio Vargas, com o objetivo de executar as atividades do setor petrolífero no Brasil em nome da União. "É, portanto, com satisfação e orgulho patriótico que hoje sancionei o texto de lei aprovado pelo poder legislativo, que constitui novo marco da nossa independência econômica", já previa ele, há mais de 50 anos.
A criação da Petrobras é resultado da campanha popular que começou em 1946, com o histórico slogan "O petróleo é nosso". A Petrobras ( Petróleo Brasileiro S. A.) é a maior empresa genuinamente brasileira. Atua em várias áreas do setor energético, desde a exploração de gás e petróleo até a distribuição passando pelo refino e abastecimento. São de sua propriedade noventa plataformas de produção, cerca de 16 mil quilômetros de dutos, refinarias, grande frota petroleira (navios e caminhões) e mais de 7 mil postos de combustíveis.
Com sede no Rio de Janeiro e filiais em Angola, Argentina, Bolívia, Colômbia, Estados Unidos e Nigéria, a Petrobras é uma das 15 maiores empresas petrolíferas do mundo. É detentoras de uma das tecnologias mais avançadas na exploração de petróleo em águas profundas (Angra dos Reis- RJ).
Em 1996, a empresa colocou o Brasil no seleto grupo dos 16 países que produzem mais de um milhão de barris de petróleo por dia. Em 2006, a produção atingiu 1,9 milhão de barris, garantindo ao país autossuficiência em petróleo.

Oleoduto: Canalização para o transporte, à distância, de gasolina, petróleo, óleo mineral, sólidos pulverizados etc.
Duto: Tubo que conduz líquidos (canos), fios (condutas) ou ar; via.
Fontes: - BR: Petrobras (adaptado)
- Geografia- Projeto Araribá - editora Moderna (adaptado)
Saiba mais sobre o assunto: http://lucinhahb.blogspot.com.br/2012/06/o-brasil-podera-participar-da-opep.html

6 comentários:

Postagem em destaque

BRASIL: CRISE HÍDRICA E ENERGÉTICA

A 6ª edição da Greenbuilding Brasil – Conferência Internacional e Expo – trará especialistas nacionais e internacionais para falarem de tem...