sábado, 6 de outubro de 2012

Parte 2- Um pouco de História- Portugueses e espanhóis- O Tratado de Tordesilhas

Portugueses na Ásia e na África; espanhóis na América. O Novo Mundo se alargava. Preocupados com as novas conquistas, Portugal e Espanha assinaram o TRATADO DE TORDESILHAS, em junho de 1494. Numa hábil negociação de Dom João II, rei de Portugal, a Terra foi dividida ao meio de um polo ao outro. O meridiano traçado a 370 léguas a oeste da ilhas de Cabo Verde definia as novas posses. Terras e ilhas já conquistadas ou a serem conquistadas à esquerda dessa linha imaginária pertenceriam à Espanha. À direita dela, ou seja, a leste desse meridiano, seriam de Portugal, inclusive a Índia. Nessa época o Brasil ainda era desconhecido. Mas este meridiano, que cruzava as futuras cidades de Belém do Pará, ao norte, e Laguna, em Santa Catarina, ao sul, já assegurava estas terras à coroa portuguesa.
O século XVI estava se iniciando e o mundo tinha pressa. Da América nada se sabia. Na Europa, acreditava-se que Colombo havia descoberto o caminho das Índias pelo Ocidente. Era preciso confirmar, mas poucos se aventuraram.
Numa segunda-feira, 9 de março de 1500, Pedro Álvares Cabral partia de Lisboa no comando de 10 naus, 3 caravelas e 1500 homens. Viajava com a missão de fundar feitorias na Índia e garantir o comércio naquela região.
No Atlântico, rumando sempre a sudoeste, a esquadra se afastou muito da costa africana. Foi um afastamento polêmico: uns admitem que Cabral tinha que se afastar para evitar as calmarias, pois as naus e as caravelas precisavam dos ventos, que era o combustível da época; outro acreditavam que o afastamento fazia parte dos planos da viagem e teria sido intencional, pois após a assinatura do Tratado de Tordesilhas, o rei Dom Manoel queria confirmar as posses de suas terras.
Assim, em 21 de abril, os navegantes perceberam plantas boiando no mar, os primeiros sinais que terra firme se aproximava. Na manhã seguinte, notaram pássaros voando. À tarde deste mesmo dia, 22 de abril, a esquadra avistou um monte alto e redondo, e Cabral deu-lhe o nome de MONTE PASCOAL, pois eram dias de Páscoa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

BRASIL: CRISE HÍDRICA E ENERGÉTICA

A 6ª edição da Greenbuilding Brasil – Conferência Internacional e Expo – trará especialistas nacionais e internacionais para falarem de tem...