quarta-feira, 20 de junho de 2012

Questões sobre desenvolvimento sustentável.

Queridos (as) alunos (as), vamos praticar o que aprendemos sobre desenvolvimento sustentável e globalização?

Marque a resposta correta.
1- A ideia de desenvolvimento sustentável tem sido cada vez mais discutida junto às questões que se referem ao crescimento econômico. De acordo com este conceito considera-se que:
a) o meio ambiente é fundamental para a vida humana e, portanto, deve ser intocável.
b) os países subdesenvolvidos são os únicos que praticam esta ideia, pois, por sua baixa industrialização, preservam melhor o seu meio ambiente do que os países ricos.
c) ocorre uma oposição entre desenvolvimento e proteção ao meio ambiente e, portanto, é inevitável que os riscos ambientais sustentem o crescimento econômico dos povos.
d) deve-se buscar uma forma de progresso socioeconômico que não comprometa o meio ambiente sem que, com isso, deixemos de utilizar os recursos nele disponíveis.
e) são as riquezas acumuladas nos países ricos, em prejuízo das antigas colônias durante a expansão colonial, que devem, hoje, sustentar o crescimento econômico dos povos.

2- A inevitável devastação ambiental decorrente do processo de desenvolvimento industrial é um "quadro" que começa a se modificar a partir da defesa pública de um novo conceito: O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL.
O uso dessa expressão tem a finalidade de:
a) sustentar a inevitável necessidade do desenvolvimento.
b) garantir que o desenvolvimento contemporâneo não se sustenta.
c) sustentar o meio ambiente em detrimento do desenvolvimento.
d) propor a conciliação do desenvolvimento com o meio ambiente.
e) divulgar a insustentável situação do meio ambiente.

3- Com seu uso intensificado no início da década de 80 do século XX, o termo ‘globalização’ evoluiu semanticamente e popularizou-se. De modo geral, a expressão define um conjunto de trocas que recobrem diferentes partes do globo, fazendo do espaço mundial o lugar de intercâmbio da humanidade.
Sobre esta questão, avalie as alternativas a seguir.
a- De acordo com a definição acima, pode-se afirmar que a atual convergência de mercados mundiais foi precedida por importantes etapas na apropriação do planeta pelo homem: as grandes descobertas, a colonização, a revolução industrial e as duas grandes guerras mundiais.
b- É inegável que este processo esteja estreitamente ligado ao nível das técnicas e ao seu impacto sobre a acessibilidade do espaço: a era industrial apoiou-se na criação de caminhos de ferro, no progresso da navegação, na abertura de istmos e canais transoceânicos, na multiplicação dos eixos rodoviários e no desenvolvimento da aviação.
c- Na era pós-industrial e da mundialização da economia, a riqueza das nações repousa na ‘massa cinzenta’, na pesquisa e na capacidade de inovar. Paradoxalmente, são os estados de grandes dimensões territoriais, muito povoados e produtores de matérias primas, os que figuram entre os mais ricos do planeta.
d- A nova ordem econômica e política mundial, caracterizada pela intensificação de intercâmbios de naturezas diversas, tem diminuído significativamente as desigualdades espaciais (regionais, nacionais e internacionais), impedindo a marginalização de milhões de indivíduos.
e- O final do século passado caracterizou-se pela ampliação do fenômeno da globalização, sob o efeito de processos entrecruzados: terceirização das atividades produtivas, intercâmbio de informações, estratégias de implantação de transnacionais, intensificação do comércio internacional e integração dos mercados financeiros e fluxos de capitais.

 4- Em relação aos temas abordados nas principais Conferências Mundiais sobre o Meio Ambiente promovidas pela ONU, julgue os itens abaixo:
 a - Na Conferência sobre o Meio Ambiente Humano realizada em 1972, em Estocolmo (Suécia), os países ricos defenderam as teses do livre crescimento econômico (os desenvolvimentistas), contra os representantes dos países pobres que defenderam o limite ao crescimento econômico (os zeristas), como única forma de impedir a degradação ambiental do planeta.
b- Na Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente e Desenvolvimento realizada em 1982, em New York, foram discutidas as Convenções sobre Diversidade Biológica e as Mudanças Climáticas, e foi apresentada a Agenda 21, para proteção e recuperação ambiental em todos os níveis administrativos, sustentados no conceito de ecodesenvolvimento.
c- Na Conferência realizada em 1987, no Canadá (Protocolo de Montreal), sobre mudanças climáticas, os países presentes aprovaram integralmente e sem divergências ações voltadas ao controle e redução mundial dos níveis de emissão do dióxido de carbono (CO2), gás responsável pelo aumento da camada de ozônio na atmosfera.
d- Na Conferência das Partes sobre mudanças climáticas globais, realizada em 1997, em Kyoto (Japão), estabeleceu-se como meta aos países ricos a redução média, entre 5% a 6% sobre os níveis de emissões de gases identificados em 1990, a ser atingida entre 2008 e 2012. Esse fato criou um mercado de créditos de emissões entre os países, como, por exemplo, o famoso “mercado de carbono”.
e- Na Conferência mundial sobre o Meio Ambiente realizada em 2002, em Pretória (África do Sul), foram feitos grandes avanços na discussão sobre a diversidade biológica e sobre setores da engenharia genética e de biotecnologia, e se obteve dos países liderados pelos EUA o compromisso de implementar ações de proteção da biodiversidade.

5- A revolução tecnocientífico-informacional representa um novo ciclo de inovações tecnológicas iniciado a partir da década de 1970. O meio tecnocientífico-informacional apresenta como uma de suas características:
a) a continuidade das inovações introduzidas pelo modelo fordista na linha de produção e de montagem das fábricas;
b) a presença de indústrias de ponta que exigem pouca aplicação da ciência para elaboração de novos produtos e que são grandes consumidoras de energia;
c) a presença de redes de comunicação constituídas por sistemas analógicos de rádio, telefonia e televisão, que transmitem isoladamente, palavras, sons e imagens;
d) o predomínio da indústria e da transferência de matéria por meio de redes de transportes, como ferrovias, rodovias e aerovias;
e) o predomínio das finanças e da transferência de capitais e informações por meio de redes de comunicações de alta tecnologia.


6- “O atual estágio do espaço mundial, economicamente globalizado, tem sido atribuído aos avanços científicos e tecnológicos alcançados com a revolução técnico-científica, desencadeada nas últimas décadas do século XX.”
Boligian, L. e Alves, A. Geografia: espaço e vivência. São Paulo: Atual. 2004.
A respeito desse período, não é correto afirmar que:
a) a produção científica está concentrada nos tecnopólos;
b) o avanço das telecomunicações facilita as transações financeiras;
c) os novos métodos de produção reduzem o tempo e o número de trabalhadores nas empresas;
d) a eficiência dos meios de transporte abre as fronteiras para os fluxos migratórios de mão-de-obra;
e) as empresas dividem as etapas de produção por unidades distribuídas espacialmente

7- Sobre o processo de reordenação ocorrido na economia-mundo, no qual uma ordenação bipolar passa a uma ordenação multipolar, a afirmativa correta é:
a) Com a nova ordem multipolar ocorreu um aprofundamento da tendência de globalização com o fortalecimento dos blocos econômicos supranacionais.
b) Assim como na Guerra Fria, os atuais padrões de poder e influência são medidos pela capacidade econômica.
c) No pós-guerra torna-se mais forte a rivalidade geopolítica entre os EUA e a Alemanha, fato que provocou a bipartição da Europa em blocos antagônicos.
d) Com o fim da ordenação bipolar, várias áreas periféricas do capitalismo passaram por um processo de sucateamento de seu parque industrial.
e) Só foi possível o aparecimento de grandes conglomerados econômicos devido ao processo de desconcentração de capitais característico da ordem multipolar.

RESPONDA:
1- Cite algumas possíveis atitudes individuais para promover o desenvolvimento sustentável.
2- Vivemos numa sociedade extremamente consumista, havendo grande utilização dos recursos naturais e degradação ambiental. Com os atuais modos de produção e consumo é possível alcançar o desenvolvimento sustentável?

Obs. As respostas postarei sexta- feira.

4 comentários:

  1. Não acho as resposta dessa atividade, preciso ver se fiz certo!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, as respostas para essa atividade são:
      1- D; 2- D; 3- E; 4- D; 5- E; 6- D e 7- A

      As demais questões são de ordem pessoal.
      Att,
      Lúcia

      Excluir
  2. Hola ! Buenas Noites Adorei essa perguntas e mucho legaly

    ResponderExcluir

Postagem em destaque

BRASIL: CRISE HÍDRICA E ENERGÉTICA

A 6ª edição da Greenbuilding Brasil – Conferência Internacional e Expo – trará especialistas nacionais e internacionais para falarem de tem...