quinta-feira, 21 de junho de 2012

O Brasil, o Pré- Sal e o desenvolvimento sustentável.

Queridos (as) alunos (as), a descoberta da camada do Pré- Sal no Brasil, é de fato, um salto muito importante para o crescimento econômico de nosso país, visto que, vivemos em um mundo capitalista e competitivo. Mas o que realmente me preocupa, é como conciliar com o tão esperado desenvolvimento sustentável, já que a prioridade deve ser a energia limpa em detrimento da poluente. Nesse sentido, o Brasil sempre foi benquisto em âmbito mundial, justamente porque sempre utilizou biocombustíveis, e pela possibilidade de geração de energias eólicas e solar. Gostaria de saber se, o foco, ao longo de diferentes governos, não mudará de alvo, pois é possível que a descoberta do petróleo, retarde a busca por matrizes energéticas “mais limpas”.
Não estou querendo, com isso, dizer que não acho importante que o Brasil cresça no cenário mundial, mesmo porque, é uma grande oportunidade de resolvermos parte de nossos problemas. Será preciso, porém, saber administrar as riquezas com responsabilidade e consciência ambiental, mas como encontrar um ponto de equilíbrio entre o capitalismo consumista e o meio ambiente?  Como conciliar a ideologia capitalista com a sustentabilidade? Quem poderá responder a essas perguntas com segurança? Isso só o tempo dirá.
Lúcia Helena.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

BRASIL: CRISE HÍDRICA E ENERGÉTICA

A 6ª edição da Greenbuilding Brasil – Conferência Internacional e Expo – trará especialistas nacionais e internacionais para falarem de tem...