domingo, 24 de junho de 2012

DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

Decorrida a fase de explosão industrial do período liberal e das grandes Revoluções, o conceito de desenvolvimento econômico e tecnológico, a todo custo, perdeu guarida nas sociedades modernas.
Com isto a sociedade passou a exigir a atuação freqüente do Estado na solução das questões ambientais.
A proteção do meio ambiente e o desenvolvimento econômico tornaram-se um objetivo social comum, pressupondo a convergência do desenvolvimento econômico, social, cultural e de proteção ambiental.
O desenvolvimento sustentável, ou, eco-desenvolvimento, é representado pela conciliação entre o desenvolvimento, a preservação do meio ambiente e a melhoria da qualidade de vida, e deve ser aplicado no território nacional em sua totalidade (áreas urbanas e rurais).
De acordo com Fiorillo (2000), o “princípio do desenvolvimento sustentável” permite o desenvolvimento, mas de forma sustentável, planejada, para que os recursos hoje existentes não se esgotem ou tornem-se inócuos (...) não há dúvida que o desenvolvimento econômico também é um valor precioso da sociedade. No entanto, a preservação ambiental, e o desenvolvimento econômico devem coexistir, de modo que aquela não acarrete a anulação deste. (...) Busca-se na verdade, a coexistência de ambos sem que ordem econômica inviabilize um meio ambiente ecologicamente equilibrado e sem que este obste o desenvolvimento econômico”.
Fonte: UNIFEOB

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

BRASIL: CRISE HÍDRICA E ENERGÉTICA

A 6ª edição da Greenbuilding Brasil – Conferência Internacional e Expo – trará especialistas nacionais e internacionais para falarem de tem...