quarta-feira, 11 de abril de 2012

Principais produções agropecuárias no Brasil (parte I)

Trigo: o cultivo hoje se espalha por todo o país, graças ao investimento de capital e tecnologia que transformam as condições do solo e desenvolvem sementes adaptadas ao calor e à umidade de grande vparte do país. Vale ressaltar que ainda não somos autossuficientes na produção de trigo, necessitando sua importaçao frente aos EUA e a Argentina. Os estados brasileiros com maior produção são: Paraná, Rio Grande do Sul, e Santa Catarina.
Soja: introduzida no país pelos imigrantes japoneses a partir de 1908, atualmente é considerada um dos itens mais importantes da economia brasileira, sendo que no início visava apenas ao abastecimento deste mesmo grupo que a trouxe. A soja passou a ser cultivada associada ao trigo na forma de rotação de cultura ( a soja devolve os nutrientes À terra retirado pelo trigo), permitindo que se mantenha a produtividade agrícola na área sem gandes investimentos. Na década de 1970, devido a vários problemas climáticos nos EUA, houve uma forte valorização do produto no mercado mundial, associado à necessidade de o Brasil precisar de divisar no exterior, a soja passou a ser cultivada em grande escala, expandindo-se por todo o país ( a nossa produção coincide com a entressafa nos países do hemisfério Norte), aumentando assim as exportações por parte do Brasil (2º produtor mundial). A soja vem se destacando como um dos produtos agrícolas de maior crescimento em termos de cultivo no Brasil. Os principais estados produtores são: Rio Grande do Sul, Paraná e Mato Grosso.
Milho: cultivado pelos indígenas brasileiros anterior a chegada dos portugueses, caraceriza-se como produto nativo da América plantado pelos povos pré-colombianos. N atualidade, o milho é cultivado em várias partes do planeta, sendo superado em termos de tonelagem, pelo trigo e pelo arroz. No Brasil, seu cultivo está associado também ao cultivo do feijão no mesmo espaço. Com o desenvolvimento industrial, o milho se destaca como importante matéria -prima para a fabricação de diversos produto (margarina, óleo, farinha, vinagre, flocos, ração animal), provocando assim uma modernização de seu cultivo para atender a demanda do mercado interno.
Arroz: Principal item da dieta dos brasileiros, cultivado inicialmente no século XVIII no interior do Maranhão. O arroz é cultivado: em áreas de várzea (áreas de alagamento); em áreas não alagadas, caracterizando arroz de sequeiro. Observa-se uma redução em termos área de cultivo, porém um acréscimo na produtividade, tendo como causa a modernização do cultivo.
Principais estados produtores: Rio Grande do Sul, Maranhão e Mato Grosso.
Cana-de - açúcar: Introduzida no Brasil pelos portuguees no período da colonização, o açúcar era uma mercadoria de alto valor no mercado europeu. Inicialmente cultivada no litoral brasileiro, teve grande produtividade na Zona da Mata Nordestina, em função das características físicas (clima tropical úmido, solo fértil e profundo), deixou marcas na organização social e econômica regionmal (latifúndio, monocultura e trabalho escravo). Com a crise cafeeira na década de 1930, a cana se expandiu para o interior de São Paulo, em substituição do café. Na década de 1970, comos choques do petróleo, o cultivo de cana-de-açúcar esteve voltado para a produção do álcool (PROÁLCOOL), provocando assim uma ampliação de seu cultivo no estado de São Paulo, fator este que levou o estado a maior produtor mundial. O cultivo da cana provocou alterações em toda a estrutura fundiária como: surgimento de trabalho temporário (boia-fria), formação de latifúndio, redução de produtos agrícolas alimentares (arroz, feijão...). Os principais estados produtores são: São Paulo, Alagoas e Pernambuco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

BRASIL: CRISE HÍDRICA E ENERGÉTICA

A 6ª edição da Greenbuilding Brasil – Conferência Internacional e Expo – trará especialistas nacionais e internacionais para falarem de tem...