sábado, 24 de março de 2012

Recursos naturais e organização social do território.

O território, enquanto objeto de estudo da Geografia, resulta da relação entre a sociedade e a natureza. Algumas leituras teóricas valorizam mais a dinâmica da natureza (paisagem, geossistema), outras valorizam mais as dinâmicas sociais (espaço, lugar) e outras ainda tentariam articular estas duas dimensões (região). De qualquer forma, sempre estão presentes as dimensões sociais ou naturais do território, uma vez que é composto de uma base físico-natural sobre a qual a sociedade se organiza. Como as dinâmicas sociais são mais velozes e irregulares, sua compreensão não se dá por meio de leis universais, mas por conjecturas que tentam compreender os diferentes contextos que se apresentam ao longo da história. Vários fatores influenciam a organização social sobre o território: o posicionamento estratégico para a defesa, o cruzamento de rotas de comércio, entre tantos outros que poderiam ser exemplificados em diferentes contextos. No decorrer da história, novos valores influenciam a organização do território. Hoje, tanto Alepo (Síria) quanto Sorocaba (SP) tornaram-se por diversas razões, cidades com significativa atividade industrial e de serviços. Contudo, entre os vários fatores que podem influenciar a organização social, os recursos naturais representam o principal elo entre o homem e a natureza.

Fonte: Temas e debates contemporâneos da Geografia- Explorando o Ensino - Geografia/2010

2 comentários:

  1. Eu concordo que " os recursos naturais representam o principal elo entre o homem e a natureza" porque um ex muito claro desse elo é a água porque ninguém pode discordar que a água é muito importante para nos seres humanos,o elo acontece porque nos precisamos da natureza e de certa forma ela também precisa de nos seres humanos, nos precisamos da água ,do ar, e a natureza precisa de nos para sua preservação e para a continuação de seu ciclo ambiental.

    ResponderExcluir
  2. Tanara, minha querida, fico muito feliz com sua participação. Sua opinião é muito importante. Abração.

    ResponderExcluir

Postagem em destaque

BRASIL: CRISE HÍDRICA E ENERGÉTICA

A 6ª edição da Greenbuilding Brasil – Conferência Internacional e Expo – trará especialistas nacionais e internacionais para falarem de tem...