sexta-feira, 2 de março de 2012

BRASIL: Tectônica atual e a concentração das águas.

Sabemos que a crosta terrestre constitui-se de grandes blocos chamados de placas tectônicas e que se movimentam lenta e constantemente. Que influência teria isto na ocorrência de recursos naturais no Brasil? Para facilitar o entendimento:
- a Dorsal Meso-Atlântica, uma cadeia de montanhas vulcânicas submersas que ocorre no meio do oceano Atlântico, é responsável pelo afastamento da América do Sul e da África, que há milhões de anos constituíam um só continente. A dorsal empurra a grande placa sul-americana para oeste, enquanto mecanismos semelhantes empurram a placa de Nazca para leste, provocando um choque entre elas. Desse choque decorrem três fatos: o dobramento da crosta na hora do choque, levantando a Cordilheira dos Andes (orogênese); o levantamento (soerguimento), do lado oriental de grandes porções territoriais (epirogênese) formando os planaltos brasileiros; e o rebaixamento das áreas intermediárias (subsidência); fazendo com que as águas se concentrem no centro do continente. Esse rebaixamento (subsidência) explica todas as áreas inundáveis no centro do continente: Llanos, planícies venezuelanas e colombianas, a Amazônia Ocidental, Pantanal Gran Chaco paraguaio e pampas argentinos. Entendemos, assim, que a relação entre a tectônicas de placas e os recursos naturais está no fato de que esta "arquitetura" continental favoreceu a concentração das águas em território nacional. Ao Norte, os Andes orientaram a bacia Amazônica para leste; a sudeste e sul, o levantamento dos planaltos orientou a maioria dos rios para o interior do continente. VALE LEMBRAR: a tectônica atual também é responsável pelas plataformas continentais (partes da crosta que estão submersas), muitas das quais apresentam grande potencial de exploração de petróleo (bacias de Campos (RJ), e Santos (SP). O grande volume de sedimentos depositados pelos rios na margem continental (além dos sedimentos marinhos) explica o fato de o Brasil possuir praias arenosas em quase todo o seu litoral, favorecendo o aproveitamento turístico.

crabatdamneck7_16_10.jpg - Crab at Dam Neck Beach

Fonte de pesquisa: Coleção Explorando o Ensino- Geografia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

BRASIL: CRISE HÍDRICA E ENERGÉTICA

A 6ª edição da Greenbuilding Brasil – Conferência Internacional e Expo – trará especialistas nacionais e internacionais para falarem de tem...