sábado, 3 de março de 2012

A BASE DO TERRITÓRIO: A ESTRUTURA GEOLÓGICA DO TERRENO

Estrutura geológica é a base de um território. Corresponde à sua composição rochosa. Já o relevo é a forma apresentada pelo território aos nossos olhos: montanhas mais altas, montanhas rebaixadas, planícies, depressões. O território brasileiro é parte integrande da placa sul-americana. No Brasil só ocorrem dois dos três tipos de relevo encontrados na crosta terrestre:
1- MACIÇOS ANTIGOS OU ESCUDOS CRISTALINOS- são o embasamento mais antigo da crosta terrestre. Formados no período geológico Pré- cambriano, apresentam rochas cristalinas magmáticas e metamórficas. Os afloramentos dos escudos cristalinos correspondem a 36% do território brasileiro. São áres ricas em ocorrências minerais de grande valor comercial. Esses minerais podem ser não-metálicos, como o granito e as pedras preciosas, ou metálicos, como o ferro e a bauxita. Os materiais metálicos são abundantes no Brasil. Encontrados principalmente no Quadrilátero ferrífero, em Minas Gerais, e na Serra dos Carajás, no Pará; o manganês, cujas principais jazidas situam-se no maciço do Urucum (MS) e na Serra do Navio (AP); a extração, porém, é maior em Conselheiro Lafayette (MG) e na Serra dos Carajas (PA); a bauxita, explorada no vale do rio Trombetas, no Pará, e a cassiterita, principalmente em Rondônia e Minas Gerais.
2- BACIAS SEDIMENTARES- formadas por rochas originárias da deposição de sedimentos nas concavidades da crosta terrestre. Por isso essas rochas recebem o nome de sedimentares, tendo sido formadas no Paleosoico, Mesosoico e Cenosoico a a partir de sedimentos transportados pelos agentes externos que moldam o relevo: chuva, vento, neve etc. Durante a era Mesosoica, quando a bacia sedimentar do Paraná estava sendo formada, ocorreu uma imensa atividade vulcânica no território brasileiro, sob a forma de imensos derrames de lava. Esses derrames vulcânicos formaram rochas basálticas, cuja a decomposição originou a terra roxa, solo extremamente fértil que determinou a vocação agropecuária do oeste do estado de São Paulo e norte do estado do Paraná. A bacia sedimentar do Paraná também se destaca por um imenso depósito de água potável. Trata-se do Aquífero Guarani, um gigantesco lençól frático que ocupa uma área de 1.200.000 Km² estendendo-se por terras brasileiras e dos outros três países do Mercosul.
3- DOBRAMENTOS MODERNOS OU MONTANHAS JOVENS: essas montanhas ocorrem nas áreas de contato entre placas tectônicas (o que não é o caso do Brasil) que são também os locais mais vulneráveis à pressão que ainda hoje é exercida pelas forças internas oriundas do magma. Nessas áreas, costumam ser frequentes abalos sísmicos (terremotos) e atividades vulcânicas (vulcões ativos).

Fonte: Geografia Geral e do Brasil- James e Mendes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

BRASIL: CRISE HÍDRICA E ENERGÉTICA

A 6ª edição da Greenbuilding Brasil – Conferência Internacional e Expo – trará especialistas nacionais e internacionais para falarem de tem...