sábado, 4 de fevereiro de 2012

Espaço Sideral Sustentável discutido em fórum da ONU em Viena


O uso sustentável do espaço sideral, possíveis perigos de asteróides, manejo de detritos espaciais e gerenciamento de desastres serão itens chaves da agenda da 49ª sessão do Subcomitê técnico e científico do Comitê sobre os Usos Pacíficos do Espaço Sideral (COPUOS) da ONU, que se realiza em Viena (Áustria) de 6 a 17 de fevereiro. Outros assuntos em pauta são: pesquisa do clima espacial, avanços nos sistemas de navegação de satélites, uso seguro de energia nuclear no espaço e assuntos de teledetecção.
A equipe de ação sobre Objetos Próximos da Terra (NEO´s) considerará projetos de recomendações para uma resposta internacional para a ameaça dos impactos dos NEO´s e apresentará o projeto do Grupo de Trabalho sobre NEO´s do Subcomitê.
Em 7 de fevereiro, o Escritório da ONU para Assuntos do Espaço Sideral (UNOOSA) assinará um acordo de cooperação com a Hungria para estabelecer um escritório de ajuda regional que servirá como um centro de especialistas para implementação do programa da UNOOSA sobre gestão de desastres – a Plataforma da ONU para o Espaço com base na Informação para Gestão de Desastres e Resposta de Emergência (UNSPIDER). No dia 8, se realizará um workshop sobre o uso de energia  nuclear no espaço.
Em 13 de fevereiro, o UNOOSA organizará um simpósio intitulado “A indústria de serviços de observação da Terra: oportunidades de mercado”. Além de representantes da indústria de observação da Terra, haverá contribuição do Comitê dos Usos pacíficos do Espaço Sideral para a Conferência sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

BRASIL: CRISE HÍDRICA E ENERGÉTICA

A 6ª edição da Greenbuilding Brasil – Conferência Internacional e Expo – trará especialistas nacionais e internacionais para falarem de tem...