sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

INDÚSTRIA CULTURAL

A principal forma cultural construída por essas indústrias é a televisão, que ensina e forma indivíduos cada vez mais cedo. Nela podem-se observar diferentes temas e culturas expostos a qualquer horário e idade. Os conteúdos nelas existentes possuem mensagens subliminares que conseguem escapar da cosciência, o que tende a provocar alienação. Diante disso, pode-se perceber este meio cultural como produto bom que é capaz de mostrar conteúdos reveladores e contribuir para o desenvolvimento humano e um produto ruim capaz de alienar uma pessoa, levando-a a pensar e agir como lhe é proposto, sem qualquer tipo de argumentação. No Brasil a indústria cultural não é homogênea, pois foca temas, assuntos e culturas estrangeiros, no lugar de ensinar e incentivar o interesse sobre a história e as tradições do próprio país. Infelizmente a triste realidade brasileira é que são focados apenas objetos de compra e venda e não propriamente no qual esta se propunha. A produção realizada pela indústria cultural é centralizada no interesse lucrativo, o que impõe um determinado padrão a ser mostrado que transforma o espectador numa pessoa de crítica rebaixada e de mente narcotizada.
Fonte: BRASIL ESCOLA

Nesse sentido, é importante buscar outras formas de informação, talvez mais fundamentadas em estudos científicos. Uma destas formas é a própria escola que propicia, como a pesquisa referente a um determinado assunto, e cria condições para que a pessoa em desenvolvimento possa, a partir de uma análise mediada pelo professor, desenvolver o senso crítico tão importante para tornar-se um cidadão consciente da realidade que o cerca.
Lúcia Helena Barbosa Ávila


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