terça-feira, 29 de novembro de 2011

Processo de modernização da agricultura mundial

A partir da Revolução Industrial iniciou-se uma grande mudança, de uma economia rural para uma economia urbano-industrial, a agricultura teve que se ajustar a novas necessidades impostas pela economia capitalista, produzir excedentes que se destinavam ao mercado onde a venda gera lucro, portanto é preciso produzir mais e de modo eficiente. Mas essa produção não é distribuída igualmente, existe um contraste muito grande entre os países desenvolvidos, que controlam as maneiras mais modernas de se desenvolver alimentos produzidos, e os países subdesenvolvidos, que não têm dinheiro para produzir nem mesmo para importar os alimentos que precisam.
Na Ásia mais de 80% da área cultivável já está sendo utilizada.
Na América Latina seria preciso derrubar florestas para conseguir novas áreas de cultivo o que iria agravar a questão ambiental.
Na África em alguns lugares as chuvas são insuficientes, e em outros, o solo está muito desgastado.
Quanto à eficiência, as inovações tecnocientíficas são controladas por empresas multinacionais que estão interessadas no lucro e não nos impactos ambientais e sociais que podem causar.
De 1950 para cá a agricultura vem registrando índices de produtividade cada vez mais altos devido à integração da agricultura e o setor industrial. A indústria passou a fornecer fertilizantes, sementes mais qualificadas, inseticidas, máquinas mais modernas. Os produtos agrícolas não são mais entregues na sua forma natural ao consumidor sendo adquiridas e processadas pela indústria.
Antigamente os produtores dependiam mais das forças da natureza, hoje em dia, eles dependem muito mais das máquinas e da tecnologia, é por esse motivo que a indústria e a agricultura se unem como numa fábrica formando o complexo industrial (integração entre indústria e agricultura).
Nos países desenvolvidos onde a indústria de bens de produção é mais avançada, a integração entre indústria e agricultura, ocorreu primeiro e com maior rapidez. Esse sistema cresceu tanto que hoje existem conglomerados que controlam a pesquisa, a produção de sementes, fertilizantes, pesticidas, máquinas agrícolas, armazenamento, transportes e distribuição nos supermercados.
No sistema alimentar mundial a comida típica de cada país vem cada vez mais cedendo espaço ao refrigerante e a pizza padronizada.
Os avanços da produção agropecuária fizeram mais do que mudar hábitos alimentares. Países desenvolvidos como Japão, Alemanha e Itália têm pouco espaço para a agricultura, grande população, nível de vida alto. Importam mais alimentos do que exportam. Alguns países subdesenvolvidos da África, do Oriente Médio e do Leste Europeu também são importadores. Os Estados Unidos, Canadá e a Austrália são grandes exportadores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

BRASIL: CRISE HÍDRICA E ENERGÉTICA

A 6ª edição da Greenbuilding Brasil – Conferência Internacional e Expo – trará especialistas nacionais e internacionais para falarem de tem...