segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Amazônia põe tecnologia a serviço de culturas energéticas .

Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
TOMÉ-AÇU e BELÉM, PA – Quase quatro anos depois de lançar o modelo, o pesquisador da Embrapa Amazônia Oriental, Manoel Cravo colhe os melhores resultados do Sistema Bragantino, que capacitou até agora mais de duas mil pessoas para fazer agricultura sustentável na região nordeste do Pará. "Rotação de culturas e consórcios deram certo, principalmente com a mandioca, o feijão-caupi, milho e o arroz", relata.
manoelcravo1O Sistema Bragantino possibilita ao agricultor aumentar em quatro vezes mais, por hectare, a produtividade da cultura da mandioca; em sete vezes mais a do milho e em oito vezes mais a do arroz. A denominação se deve à concepção do sistema na região Bragantina, uma das mais antigas na exploração agrícola da Amazônia. Com 1,6 milhão de habitantes, a mesorregião nordeste paraense é formada pelas microrregiões Salgado, Bragantina, Cametá, Guamá e Tomé-Açu. Ocupa uma área é de 135 mil km2 (10,6% da superfície estadual) e engloba 48 municípios.
Junto com os projetos Tipitamba e o Trio da Produtividade, o Sistema Bragantino avançou em diversas frentes nos latossolos e argisolos da regiáo. Com a onda nacional da bioenergia, ele deverá ser introduzido nas culturas da mamona, do girassol e do amendoim. "Mas não vamos descuidar da segurança alimentar dos pequenos produtores rurais", garante Cravo.
Esse modelo elimina ou diminui o uso do fogo e de plantios, sem uso de fertilizantes e calcário. "O ponto de partida é a correção da fertilidade do solo, com base em resultados de análises", explica o pesquisador. Transformou-se no modelo mais rentável ao produtor e menos danoso ao meio ambiente que o sistema itinerante (derruba-e-queima) utilizado na região há mais de um século.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

BRASIL: CRISE HÍDRICA E ENERGÉTICA

A 6ª edição da Greenbuilding Brasil – Conferência Internacional e Expo – trará especialistas nacionais e internacionais para falarem de tem...