sábado, 24 de setembro de 2011

NOVAS CONCEPÇÕES DE GEOGRAFIA

QUERIDOS (AS) ALUNOS(AS):
O conceito de Geografia passa, atualmente, a entender o espaço geográfico como resultado  da coexistência do passado e do presente ou um passado reconstituído no presente. Uma cidade, por exemplo, apresenta prédios arquitetônicos que foram construídos em épocas passadas e que ao longo de sua história serviram para diferentes fins, como fábricas transformadas em shoppings, usinas transformadas em centros culturais ou ainda centros urbanos revitalizados. Por esse motivo é praticamente impossível desvincular a análise geográfica do estudo da História.

"Fazer e ensinar Geografia é, de certa maneira, considerar como forma determinante da organização/produção do espaço, não somente relações homem-natureza, mas principalmente as relações entre os homens, relações estas que já nos referimos (relações sociais de produção). Isto permite desvendar, além da qualidade das relações entre os homens em uma dada sociedade, como os homens produzem e como, no processo de produção, se apropriam da natureza". (SUERTEGARAY ROSSATO, 1985,P. 87).

A Geografia tradicional era entendida a partir do estudo do meio (ar, água, solo, relevo, fauna e flora). A concepção de natureza era desvinculada do ser humano. Esta separação de natureza e ser humano pelos geógrafos até 1970, fazia do estudo geográfico estático e limitado. É importante entender que as transformações que ocorrem na superfície da Terra são causadas não só por fatores naturais, mas também antrópicos, pois tudo está interligado.

"As noções de sociedade, cultura, trabalho e natureza são fundamentais e podem ser abordadas por meio de temas nos quais as dinâmicas e determinações existentes entre a sociedade e natureza sejam estruturados de forma conjunta. Nos livros didáticos mais recentes, o que é para ser ensinado no ensino fundamental e Médio diz respeito à Geografia como ciência não compartimentada." (BRASIL, 1997,P.117).


Professora Lúcia Helena B. Ávila

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

BRASIL: CRISE HÍDRICA E ENERGÉTICA

A 6ª edição da Greenbuilding Brasil – Conferência Internacional e Expo – trará especialistas nacionais e internacionais para falarem de tem...