quarta-feira, 21 de setembro de 2011

NÍVEIS DE URBANIZAÇÃO

Níveis de urbanização
Abaixo estão listados termos comuns ao conceito de metropolização relacionados às megalópoles.
  • Conurbação ou aglomeração urbana: corresponde ao encontro ou junção entre duas ou mais cidades em virtude de seu crescimento horizontal. Em geral, esse processo dá origem à formação de regiões metropolitanas.
  • Metrópole: a cidade principal ou cidade-mãe, isto é, a cidade que possui os melhores equipamentos urbanos do país (metrópole nacional), ou de uma grande região do país (metrópole regional)". No Brasil cidades como Rio de Janeiro e São Paulo são metrópoles globais, e Belém, Campinas, Goiânia e Manaus, metrópoles regionais. Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Fortaleza, Porto Alegre, Recife e Salvador são metrópoles nacionais.[11]
  • Região metropolitana: corresponde ao conjunto de municípios conurbados a uma metrópole e que desfrutam de infraestrutura e serviços em comum. Entretanto, regiões metropolitanas são designadas como tais por meio de leis federais.
  • Megacidade: corresponde ao centro urbano com mais de dez milhões de habitantes. Hoje, em torno de 21 cidades no mundo podem ser consideradas megacidades; destas, 17 estão em países subdesenvolvidos. No Brasil, apenas São Paulo e Rio de Janeiro enquadram-se na categoria. Nos últimos anos, tem-se verificado um notável crescimento das megacidades em países subdesenvolvidos, todas enfrentando sérios problemas, como a falta de saneamento básico, poluição, violência urbana e congestionamento, dentre outros.[12] Como exemplo, pode-se citar Mumbai, a cidade mais populosa do mundo, onde cerca de 55% da população vive em favelas.[13]
  • Tecnopólo: corresponde a uma região tecnológica, ou seja, locais onde se desenvolvem pesquisas de ponta. Como exemplo, podem-se citar o Vale do Silício, na costa oeste dos EUA, e Tsukuba, cidade japonesa, dentre outras. No Brasil, existem alguns tecnopólos, localizados principalmente no estados de São Paulo (como na Região Metropolitana de Campinas e Vale do Paraíba), Rio de Janeiro e Minas Gerais.
  • Cidade global: são as cidades que polarizam todo o país e fazem a ligação entre este e o resto do mundo. Possuem o melhor equipamento urbano do país, além de concentrarem as sedes das instituições que controlam as redes mundiais, como bolsas de valores, corporações bancárias e industriais, companhias de comércio exterior, empresas de serviços financeiros, agências públicas internacionais. As cidades mundiais estão mais associadas ao mercado mundial do que à economia nacional. As únicas cidades globais brasileiras são São Paulo e Rio de Janeiro.
  • Desmetropolização: processo recente associado à diminuição dos fluxos migratórios em direção das metrópoles. Esse processo deve-se à desconcentração produtiva, que faz com que empresas (principalmente indústrias) retirem-se dos grandes centros, onde os custos de produção são maiores, e dirijam-se a cidades de porte médio e pequeno, onde é mais barato produzir, em função de vários fatores como, por exemplo, os incentivos fiscais. Hoje, no Brasil, cidades como Rio de Janeiro ou São Paulo não são mais aquelas que recebem os maiores fluxos de migrantes, mas sim regiões como o interior paulista, o interior fluminense, o Sul do país e até mesmo o Nordeste brasileiro.
  • Verticalização: processo de crescimento urbano que se manifesta através da proliferação de edifícios. A verticalização demonstra valorização do solo urbano, ou seja: quanto mais verticalizado, mais valorizado.

[editar] Principais megalópoles

Abaixo, encontram-se listadas as maiores megalópoles do globo.
Mapa da maior megalópole estadunidense, BosWash (em inglês). Essa megalópole vai de Boston até Washington, englobando as cidades de Baltimore, Filadélfia, Nova York, entre outras cidades.

2 comentários:

  1. exatamente o que estava procurando.muito obrigado

    ResponderExcluir
  2. Bom dia, Sou Martin Montes (professor da UFRPE). Estamos analisando os resultados ecológicos de morcegos da cidade de Recife (pernambuco) e necessitaríamos calcular de forma fácil e simples o nível de urbanização do entorno dos locais de coletas. Por favor, se tens como nos ajudar me envia um email para martinmontes76@gmail.com . obrigado

    ResponderExcluir

Postagem em destaque

BRASIL: CRISE HÍDRICA E ENERGÉTICA

A 6ª edição da Greenbuilding Brasil – Conferência Internacional e Expo – trará especialistas nacionais e internacionais para falarem de tem...