domingo, 11 de setembro de 2011

ENEM É PASSAPORTE PARA BOLSA DE ESTUDOS

Nos dias 22 e 23 de outubro, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2011 será aplicado para 5.366.780 estudantes em todo o País. Segundo a Secretaria de Educação do Estado do Paraná, com o resultado do Enem, o aluno pode se inscrever no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), possibilitando ao aluno concorrer a uma bolsa nas universidades públicas.

O bom desempenho no Enem também permite ao estudante concorrer a bolsas no Programa Universidade para Todos (ProUni). As bolsas podem ser parciais ou integrais, dependendo da renda da família do candidato. Para se sair bem no Enem, professores orientam alunos a revisar o conteúdo dos primeiros anos do Ensino Médio, além de conhecer o estilo das questões cobradas no exame.
De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), as provas do sábado, 22 de outubro, abordarão as áreas de ciências da natureza e suas tecnologias e ciências humanas e suas tecnologias. Já as questões do domingo abrangerão linguagens, códigos e suas tecnologias, redação e matemática e suas tecnologias.
Além de saber quais disciplinas serão cobradas, é importante que o aluno entenda o formato das questões elaboradas no Enem.
  • A coordenadora ainda orienta que a prova do Enem sempre possui um tema geral que permeia as questões de diferentes disciplinas. "O mesmo assunto é apresentado em questões de geografia, matemática e também de redação", exemplifica. Assim como o tema, o estilo cobrado (dissertação, narrativa ou outro gênero textual) não é previsível. "Cada ano eles pedem um estilo diferente. Por isso, o aluno deve conhecer todos os gêneros", orienta.

2 comentários:

  1. http://noticias.universia.com.br/destaque/noticia/2002/10/17/538858/cinco-ideias-premiadas-mudar-brasil.html

    ResponderExcluir
  2. Sofia, muito obrigada pela dica. Incluí o site no blog.

    ResponderExcluir

Postagem em destaque

BRASIL: CRISE HÍDRICA E ENERGÉTICA

A 6ª edição da Greenbuilding Brasil – Conferência Internacional e Expo – trará especialistas nacionais e internacionais para falarem de tem...