terça-feira, 12 de julho de 2011

SANTO ÂNGELO DAS MISSÕES

Data da fundação: Dia 12 de agosto de 1706 pelo Jesuíta Diogo de Haze, Padre Belga de nascimento. (Época da Redução Jesuítica 1706/1707). A Redução de Santo Ângelo foi consagrada ao Anjo Custódio das Missões (aquele que tem a custódia, a guarda),  o protetor de todos os povos missioneiros.
MEMORIAL COLUNA PRESTES












O Memorial Coluna Prestes é um museu localizado no município gaúcho de Santo Ângelo. O museu localiza-se no prédio da antiga estação ferroviária do município.
Em seu acervo, o memorial possui documentos, fotos e outros materiais sobre uma das maiores marchas revolucionárias da humanidade, a Coluna Prestes, liderada por Luís Carlos Prestes, e que teve como berço o município de Santo Ângelo.
O prédio serviu de QG para Prestes e seus colaboradores planejarem a Coluna, que partiu em outubro de 1924 em direção ao norte do país, percorrendo aproximadamente 25.000 quilômetros.
Em 1969, essa estação foi desativada, sendo inaugurada uma nova estação ao norte da cidade.
Anexo ao memorial está o Museu Ferroviário do município, com fotos, livros, telégrafo entre outros itens utilizados ao tempo de operação da estação.
Nadir Damiani- historiadora

Catedral Angelopolitana                     .
A Catedral Angelopolitana está situada no município de Santo Ângelo, no Rio Grande do Sul. É a principal atração turística da cidade. É o principal templo da Diocese de Santo Ângelo.

No seu interior, abriga uma imagem em madeira de Cristo morto, de origem missioneira, em tamanho natural, datada de 1740 e esculpida em cedro.


O início de suas obras data de 1929 e seu estilo lembra o templo da redução de São Miguel Arcanjo. Seu estilo é neoclássico, com arcos, colunetas, molduras e ornamentação. Está localizada no mesmo lugar da igreja da redução de Santo Ângelo Custódio. Há no alto do pórtico imagens esculpidas em pedra grês, representando os santos padroeiros dos Sete Povos das Missões: São Borja, São Nicolau, São Luiz Gonzaga, São João Batista, São Lourenço Mártir, São Miguel Arcanjo e Santo Ângelo Custódio (Santo Anjo da Guarda).

professora Sandra


A Praça Pinheiro Machado é uma praça localizada no município brasileiro de Santo Ângelo, no Rio Grande do Sul. Situa-se no centro histórico da cidade, sendo de grande importância cultural e histórica para o município. Juntamente com a Catedral Angelopolitana, constitui a principal atração turística da cidade.
Seu nome é uma homenagem ao político gaúcho José Gomes Pinheiro Machado, que residiu em Santo Ângelo por um período.
Atualmente a praça sedia variados eventos, especialmente apresentações musicais.

 Em 2006, foram feitas escavações arqueológicas em torno da Catedral e na Praça Pinheiro Machado. As escavações demonstraram a existência de inúmeros materiais utilizados no tempo da redução jesuítica. Além disso, foi descoberto parte do piso da redução.



MUSEU MUNICIPAL JOSÉ OLAVO MACHADO
O acervo, em exposição permanente, está dividido em três espaços distintos inteiramente correlacionados com a história local, ou seja: objetos originários da cultura guarani, primeiros habitantes deste território; objetos datados do período jesuítico-guarani, da redução de Santo Ângelo Custódio e, por fim, a contribuição dos primeiros moradores, repovoadores do município de Santo Ângelo
























Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

BRASIL: CRISE HÍDRICA E ENERGÉTICA

A 6ª edição da Greenbuilding Brasil – Conferência Internacional e Expo – trará especialistas nacionais e internacionais para falarem de tem...