domingo, 21 de agosto de 2011

QUAL A IMPORTÂNCIA DA ANTÁRTIDA?

O continente Antártico detém 90% do gelo e 80% da água doce da Terra e riquezas minerais incalculáveis. Constituindo-se, assim, num grande laboratório natural para estudar as mudanças climáticas, já que o gelo registra composições atmosféricas de épocas passadas. Com esse controle temporal, pode-se considerar um conjunto de alterações climáticas relacionadas ao contexto histórico-espacial da época registrada, bem como a relação desse registro com o que estava acontecendo no planeta. Os pólos são responsáveis pela direção dos ventos e das correntes marítimas, que influenciam diretamente as temperaturas.

5 comentários:

  1. É a ciência que estuda a origem, a formação, a estrutura e a composição da crosta terrestre, além das alterações sofridas por ela no decorrer do tempo. O geólogo investiga a ação das forças naturais sobre o planeta e seus efeitos, como a erosão, a glaciação e a desertificação. Para isso, ele pesquisa e analisa fósseis e minerais e a topografia dos terrenos. Esse especialista classifica rochas ígneas, sedimentares e metamórficas, que ocorrem tanto na superfície terrestre quanto no subsolo e no fundo do mar. Também localiza e acompanha a exploração de jazidas de minério, depósitos subterrâneos de água e reservas de petróleo, carvão mineral e de gás natural. Faz parte de suas preocupações procurar evitar os danos que a exploração desses recursos possa causar ao meio ambiente. Esse profissional elabora relatórios de impacto ambiental e analisa o terreno antes da realização de grandes obras, como túneis, barragens, reservatórios, usinas, estradas, ferrovias, pontes e aterros.

    ResponderExcluir
  2. Tá muito bom mesmo parabéns pelo seu esforço mais a Antártida e também uma fonte de água doce e também uma fonte de petróleo de baixo da Antártida TAM bem a um continente ;)

    ResponderExcluir

Postagem em destaque

BRASIL: CRISE HÍDRICA E ENERGÉTICA

A 6ª edição da Greenbuilding Brasil – Conferência Internacional e Expo – trará especialistas nacionais e internacionais para falarem de tem...